28 agosto, 2012

Quer emagrecer? Acrescente tempero à sua vida!!!

          Embora o açúcar seja considerado o maior vilão das dietas para redução de peso, o consumo exagerado de sal, pode fazer uma grande diferença na balança e nas roupas, devido a retenção de líquidos que ele causa.
         Vale lembrar que além da retenção hídrica ele é o “veneno” do coração, causador da hipertensão arterial, juntamente com os outros fatores de risco.

Seguem algumas dicas de como podemos reduzir o sal:

  • Use uma pequena quantidade na preparação dos alimentos. Um bom parâmetro de referência é a tampa da caneta Bic*. A quantidade que cabe ali é a que devemos usar em um dia.
  • Retire o saleiro da mesa
  • Restrinja o consumo de fontes industrializadas de sal, como molhos prontos, sopas em pó, massas instantâneas, embutidos, conservas, enlatados, congelados, etc.
  • Inclua pelo menos cinco porções de frutas e verduras no seu cardápio, priorizando vegetais ou frutas cítricas e cereais integrais.
  • Escolha alimentos com teor de gordura reduzido. Comece a ler os rótulos.
  • Vá diminuindo a quantidade de sal gradativamente. Existe a opção do sal light, porém algumas pessoas usam uma quantidade maior desse, acaba gastando mais e não recebe nenhum benefício.
  • Utilize temperos naturais como, limão, ervas, alho, cebola, salsa, cebolinha. Uma ideia é aproveitar as ervas e preparar “gelos temperados”. Segue uma sugestão de como fazer.
Gelos temperados:
Separe uma forma de gelo, ervas variadas de sua preferência e azeite extra virgem.
Pique bem as ervas, coloque-as na bandeja de cubos de gelo, cubra com azeite ou manteiga derretida sem sal.
Cubra a forma com um plástico e congele. Após o congelamento, deixe armazenado em recipiente etiquetado com a data que foi feito e os tipos de ervas.


PATRICIA ALMEIDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário