04 julho, 2012

Comer para Correr


Erros bem comuns, para quem quer emagrecer:
- Cortar carboidrato da alimentação e começar a correr;
- Ou ainda, não comer nada e correr em jejum.
São duas coisas incoerentes e que de maneira alguma podem “andar” juntas, digo, “correr” juntas.
Ao contrário do que pensam, é um erro achar que quando estamos em jejum vamos queimar mais gordura. Isso seria ótimo, mas infelizmente não é assim. Se não houver uma alimentação adequada, o corpo pode não responder a prova, do jeito esperado.

Ao acordarmos, depois de uma média de 8 horas em jejum nossas reservas energéticas estão comprometidas e se formos praticar atividades físicas, haverá uma queda na concentração de glicose (que já estava baixa), levando a uma situação de hipoglicemia que pode resultar em situações graves como perda de consciência, tremor, fraqueza, visão turva e até coma.
O mais interessante é que o nosso organismo na tentativa de reverter este quadro de hipoglicemia, irá buscar energia da massa muscular para transformar em glicose, assim ficará a gordura corporal, então na verdade estaremos só aumentando o percentual de gordura.

O que comer?

A refeição deve ser de preferência de fácil digestão e de alimentos com baixo índice glicêmico, com a ingestão de frutas, carboidratos (pães, cereais) e proteínas (iogurte, queijos magros). Evite alimentos ricos em gorduras e preparações com leite pois, podem provocar transtornos gastrointestinais. Portanto, uma refeição equilibrada é fundamental para um bom desempenho de qualquer atividade.
Não corra logo depois de comer, espere pelo menos 30 minutos. Enquanto nosso organismo está efetuando a digestão, o fluxo sanguíneo será para região abdominal e com isso se for correr logo, faltará “energia” nas pernas.
Respeite seu corpo, seu limite. Não existem fórmulas milagrosas para perder gordura e melhorar desempenho, da noite para o dia.
Uma boa rotina alimentar, vai garantir a disposição para desenvolver todas as suas atividades do dia a dia e treinos, melhorar sua composição corporal, prevenir lesões e garantir uma boa imunidade, recuperar o corpo no pós corrida, melhorar humor, autoestima e performance na corrida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário